WSL – Etapa Rio 2016


Etapa de Superações

Peço permissão aos leitores do Site “Surfista Aprendiz” para postar algo bem pessoal, postar sobre minha primeira experiência assistindo uma Etapa Mundial de Surf ao vivo.

Desde que o surfista Gabriel Medina ficou mundialmente famoso, em meados de 2014, ano em que conquistou o Circuito Mundial de Surf, comecei a acompanhar as etapas via Internet, sites de notícias e televisão.

E para minha alegria, este ano consegui dar um pulo no Rio de Janeiro e assistir ao vivo algumas baterias do WCT. Foi fantástico acompanhar ao vivo as manobras e depois ver o replay no telão da WSL. Durante a etapa a Praia da Barra ficou lotada de pessoas que vibravam a cada manobra, seja de surfistas brasileiros ou de surfistas estrangeiros.

Tivemos 14 surfistas brasileiros dentre os 36 competidores, sendo que dos 14 surfistas brasileiros 10 são da Elite Mundial e os outros 4 foram convidados (Wild Card).

WSL_RIO_2016

Foi uma etapa de superações para alguns surfistas brasileiros:

Deivid Silva, convidado para participar da Etapa (Wild Card) por ser o brasileiro (neste momento) melhor qualificado no WQS 2016 eliminou no Round 2 com uma onda nota 8,30 no minuto final, o atual líder do Campeonato Mundial, o australiano Matt Wilkinson; um aéreo sensacional.

WSL_RIO_TOLEDOFilipe Toledo, vulgo Filipinho voltou a surfar após duas etapas fora (por conta de uma lesão no fêmur), fazendo manobras radicais e empolgando o público, acabou caindo no Round 5 para o australiano Davey Cathels, depois de dominar grande parte da bateria seu algoz virou nos minutos finais; mas sem dúvida essa Etapa mostrou que Filipinho esta totalmente recuperado da lesão e pronto para continuar o Mundial em alta performance.

Adriano de Souza, vulgo Mineirinho, atual Campeão Mundial (2015) não foi bem nas etapas da Austrália, mas mostrou que esta no jogo, terminando na terceira colocação pegando tubos e fazendo fortes rasgadas; caindo na semifinal para o havaiano John John Florence.

E por último Gabriel Medina, que veio para da Austrália com dois 13º lugares e um 9º, precisando voltar a brilhar como brilhou em 2014 quando foi Campeão Mundial e como brilhou em 2015 quando ganhou a Tríplice Coroa, levou o público ao delírio, não conseguiu ser Campeão da Etapa Rio, infelizmente caiu na semifinal para o australiano Jack Freestone, ficando na terceira colocação junto com o Mineirinho, mas conseguiu simplesmente duas ondas com nota 10 ao longo da etapa, sendo que um dos “dez” veio em uma manobra jamais concluída no Mundial de Surfe, ele simplesmente fez um backflip (como se fosse um mortal para trás, só que por cima da prancha), sensacional.

No final John John Florence levantou o publico se consagrando campeão da Etapa Rio 2016 conseguindo a pontuação total de 18,97, duas ondas fenomenais de 9,70 e 9,27 respectivamente, não dando chance para Jack Freestone que terminou a etapa na segunda colocação.

A experiência foi única, fantástica, aconselho a todos que tiverem oportunidade de vivenciar esse evento sensacional, vá sem pensar duas vezes.

WSL_RIO

Segue como ficou os brasileiros no Ranking Mundial após o WCT Oi Rio Pro 2016:

2º lugar – Italo Ferreira
5º lugar – Caio Ibelli
6º lugar – Adriano de Souza
9º lugar – Gabriel Medina
14º lugar – Filipe Toledo
21º lugar – Wiggolly Dantas
21º lugar – Miguel Pupo
27º lugar – Alejo Muniz
34º lugar – Jadson Andre
37º lugar – Alex Ribeiro

41º lugar – Lucas Silveira (Wild Card)
41º lugar – Marco Fernandez (Wild Card)
41º lugar – Deivid Silva (Wild Card)
45º lugar – Bino Lopes (Wild Card)

Para ver o Ranking completo acesse o Site da WSL.

Para ser um surfista aprendiz, primeiro ame o mar, procure seu equilíbrio; mente sã e espiríto de aventura caminham juntos. E nunca se esqueça que todo esporte radical é preciso responsabilidade e segurança.

Surfista Aprendiz | Aprendendo a surfar depois dos trinta