Vans Triple Crown


Tríplice Coroa Havaiana

A maior competição do Surf, sem dúvidas é o WCT (World Championship Tour), porém o surfista aprendiz provavelmente já escutou falar sofre o campeão da Tríplice Coroa Havaiana, principalmente se acompanha a última etapa mundial, a Etapa de Pipe Masters, disputada no Havaí.
Trata-se de um título importante para o mundo do Surf, inferior ao campeão do WCT obviamente, porém para muitos mais importante do que o WQS (World Qualifying Series), pois são três etapas que acontecem no Norte do Havaí, onde temos ondas gigantes com possibilidade de muitos tubos (Etapas Hard).

Van Triple Crown

@foto do Site Get Washed, referente ao Vans Triple Crown 2013

O WQS como já foi mencionado no artigo “WCT – World Championship Tour – WSL” é o torneio de acesso ao WCT.
A tríplice coroa termina o ano do Surf com um toque de glamour. Para que um surfista conquiste a Tríplice Coroa é necessário ter a maior somatória de pontos nas três etapas que acontecem no Havaí (as últimas do ano): WQS Haleiwa, WQS Sunset e WCT Pipe Masters; todos os surfistas que estão na etapa mundial podem participar de qualquer WQS, porém os surfistas do WQS não podem participar do WCT, a não ser que sejam convidados, o que pode acontecer por exemplo se tivermos um surfista com pontuação muito alta na tríplice coroa e não estiver no WCT.
Para efeito de pontuação, os pontos são exatamente os mesmos conquistados no WCT Pipe Masters e nos WQS Haleiwa e Sunset (onde o primeiro colocado ganha 10000 pontos, importante frisar que no WQS nem todas as etapas valem 10000, e que muitas etapas do WQS ocorrem em datas paralelas ao WCT ao contrário das etapas do Havaí).

Este ano de 2015, o surfista Gabriel Medina faturou a Tríplice Coroa, após terminar a Etapa Pipe Masters em segundo lugar; o grande campeão foi o surfista Adriano de Souza (Mineirinho) que além de vencer a etapa também foi o Campeão Mundial de 2015. Medina garantiu a Tríplice Coroa ao superar seu adversário direto Mick Faning na semi-final da etapa Pipe Masters; além de Medina ter sido o primeiro brasileiro a ganhar um Campeonato Mundial em 2014, agora ele é o primeiro brasileiro a ganhar a Triple Crown.

Para se aprofundar na Tríplice Coroa, acesse o Site Van Triple Crown, neste Site tem toda a história e fotos marcantes deste grande evento de Surf.

Segue os últimos 10 (dez) vencedores da Tríplice Coroa:

2015 – Gabriel Medina (BRA)
2014 – Julian Wilson (AUS)
2013 – John John Florence (HAV)
2012 – Sebastian Zietz (HAV)
2011 – John John Florence (HAV)
2010 – Joel Parkinson (AUS)
2009 – Joel Parkinson (AUS)
2008 – Joel Parkinson (AUS)
2007 – Bede Durbidge (AUS)
2006 – Andy Irons (HAV)
2005 – Andy Irons (HAV)

Para ser um surfista aprendiz, primeiro ame o mar, procure seu equilíbrio; mente sã e espiríto de aventura caminham juntos. E nunca se esqueça que todo esporte radical é preciso responsabilidade e segurança.

Surfista Aprendiz | Aprendendo a surfar depois dos trinta