Condicionamento Físico


Quando o condicionamento físico é importante no surf? SEMPRE

Ano passado além de entrar de corpo e alma no Surf, ainda praticava outros esportes, como corrida e futebol, nunca tive um ótimo condicionamento físico, porém estas atividades deixava eu curtir o Surf tranquilamente.
Porém este ano me tornei um sedentário, a única atividade física que faço é levantamento de garfo, surfando uma vez por mês ou às vezes até uma vez a cada dois meses (a vida no trabalho esta corrida) estou sentindo muito a falta de condicionamento físico, por isso resolvi alertar a importância de ter um bom condicionamento físico.
Não sou formado em Educação Física, nem Nutrição, porém posso ressaltar que uma boa alimentação, exercícios físicos e um bom alongamento é vital para a prática de qualquer esporte.

prancha de surf

Quando você percebe que esta faltando condicionamento físico para surfar?

1. Após pegar a primeira onda do dia e ao remar para voltar ao pico ficar ofegante.
DICA: Ao voltar ao pico procure descansar o máximo possível, mesmo que tenha uma boa sequência de ondas vindos espere, pegar uma onda quando esta ofegante o risco de levar um caldo é alto.

2. Está remando para sair da correnteza ou para passar a região onde as ondas estão quebradas e percebe que sua respiração fica mais forte, ofegante, tendo que parar de remar.
DICA: Não se desespere! Se ainda der pé, fique parado atravessando as ondas e aguarde o fôlego voltar para continuar, se já não estiver mais dando pé, sente na prancha para recuperar o fôlego, caso o mar estiver muito agitado, deixe ele te levar um pouco até recuperar o fôlego e conseguir remar novamente.

3. Ao tentar pegar uma onda, percebe que a cabeça pensa em fazer o movimento porém o corpo não consegue. Esse é o pior sinal de que esta faltando condicionamento físico, pois você entrou naquela onda maravilhosa está pronto para subir na prancha mais o corpo está exausto e você acaba levando um caldo. Este é o maior problema na minha opinião, pois você sente que realmente precisa sair do mar e descansar, porém vai querer pegar a última onda para sair (pelo menos isso sempre acontece comigo); e quando se trata da última você sempre quer que seja uma das melhores do dia, aí as coisas complicam, pois você esta exausto e tende a tomar caldo atrás de caldo, o que pode ser perigoso, pois como esta exausto não tem os mesmos reflexos e pode se machucar feio.
DICA: A primeira vez que tomou um caldo por exaustão e sente que precisa descansar, saia do mar. E aquela última onda? Pegue a última onda na espuma, você terá mais facilidade de subir e vai correr menos riscos de levar um caldo, ou se até na espuma estiver complicado, simplesmente pegue o famoso jacarézinho, vá para a areia e descanse. O dia ainda não acabou, após descansar, beber um pouco d’água você poderá retornar e surfar mais.

Agora vai a última DICA, a mais importante: Tenha um bom condicionamento físico, pratique atividades físicas regularmente, para não sofrer como eu. A partir da próxima segunda-feira vou tentar me policiar para que na próxima oportunidade consiga aproveitar mais o maravilhoso mundo do Surf.

Para ser um surfista aprendiz, primeiro ame o mar, procure seu equilíbrio; mente sã e espiríto de aventura caminham juntos. E nunca se esqueça que todo esporte radical é preciso responsabilidade e segurança.

Surfista Aprendiz | Aprendendo a surfar depois dos trinta